A Nostalgia pela Pátria Distante


 

A Nostalgia pela Pátria Distante


Sob o céu estrangeiro, o coração chora,

recorda verdes campos e montanhas,

entre estas frias paredes, se aflora,

a saudade de terras e façanhas.


Minha pátria distante, doce terra,

me chama com o vento matutino,

enquanto a mente vaga, o peito erra,

em lembranças de um antigo destino.


O sol ainda nasce sobre as colinas,

onde corri livre e sem cuidado,

entre vales, bosques e cantigas finas,

sinto falta de cada dia passado.


O mar azul que beija a areia,

traz consigo o sussurro dos dias,

enquanto meu coração vagueia,

em memórias de antigas melodias.


Cada pedra nas ruas tão queridas,

cada viela familiar e estreita,

revive na mente, em cenas vividas,

nesta terra estrangeira e perfeita.


Os cheiros da cozinha da infância,

aromas de pão e vinho quente,

me apertam o peito com constância,

na saudade de um tempo envolvente.


As festas do vilarejo, sua gente,

os risos e canções que enchiam o ar,

agora são ecos, um brilho presente,

que ilumina a memória a recordar.


A velha igreja, o som dos sinos,

chamavam para o vespro tranquilo,

agora são sonhos, devaneios divinos,

que no coração mantenho em sigilo.


O inverno frio, com neve pura,

cobria os telhados e aquecia os corações,

aqui o inverno é só outra dura,

estação que marca minhas emoções.


O rio que corria lento e sereno,

refletia o céu azul e calmo,

agora me falta como um hino ameno,

cantado nas noites de encanto e salmo.


Os amigos de uma vida, rostos amados,

que partilhavam sonhos e brincadeiras,

agora são sombras, memórias abraçadas,

nos dias tristes, nas horas primeiras.


Minha terra mãe, doce e querida,

cada dia longe é uma ferida,

me alimento de lembranças vividas,

sonho em voltar, minha vida contida.


Cada estrela que brilha na noite,

me fala do céu que tanto adoro,

cada desejo e sonho, em seu açoite,

me levam de volta ao meu tesouro.


A nostalgia é um doce veneno,

que envenena o coração com amor,

cada dia longe é um eco pleno,

de doces memórias e puro ardor.


E apesar deste canto doloroso,

encontro força para viver mais,

minha pátria distante é o glorioso,

lugar que meu coração refaz.


E enquanto o tempo passa lento e seguro,

sonho em retornar àquelas praias,

onde meu coração encontra o futuro,

e minha alma, finalmente, desmaia.